História

Há mais de 30 anos no mercado, a Ábaco se consolida como referência quando o assunto é construção civil, oferecendo em todos os seus empreendimentos a marca registrada da empresa: segurança, preocupação com o meio-ambiente e excelência em arquitetura e paisagismo.

Foi em 1978, comandada pelo engenheiro José Silva Dombroski, que a Ábaco deu seus primeiros passos rumo ao reconhecimento como uma das líderes no setor de construção civil na Região Sul do País. Em uma pequena sala comercial no centro de Cascavel-PR, a Ábaco limitou-se primeiramente ao ramo de construção e venda de imóveis, para em 1979 ampliar seu mercado de atuação com o lançamento de um novo desafio: a Ábaco Empreendimentos. A nova empreitada permitiu à empresa se dedicar também aos segmentos de saneamento e pavimentação de estradas no Paraná e Rio Grande do Sul. À época, constavam dentre seus clientes, nomes de peso como a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o antigo Departamento Nacional de Estradas Rodoviárias (DNER), o atual Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (DAER), o Departamento Municipal de Águas e Esgotos de Porto Alegre (DMAE), e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Novos Rumos

Com o nome consolidado, nos anos que se seguiram a Ábaco lançou-se no ramo de loteamentos e apartamentos de alto luxo localizados no Paraná e Rio Grande do Sul. O primeiro lançamento, com quatro mil lotes, ocorreu em Curitiba-PR no ano de 1999, seguido de loteamentos em Canoas-RS e também em Porto Alegre-RS, em 1999, com o Residencial Ecoville, um dos mais bem-sucedidos da capital gaúcha. A qualidade e a versatilidade no gerenciamento de todos os produtos e serviços oferecidos pela Ábaco é, sem dúvida, a marca registrada da empresa. O cuidado com a segurança, a preocupação com o meio ambiente, e o alto padrão de arquitetura e paisagismo são características que garantem a excelência de suas construções. Atualmente, com dezenas de lançamentos nos três Estados, o Grupo Ábaco é considerado uma das mais importantes empreendedoras no ramo imobiliário da Região Sul, gerenciando seus projetos através dos escritórios regionais localizados em Porto Alegre, Curitiba e Biguaçu (Grande Florianópolis).